Uma nova visão para a Educação Superior Jurídica

Artigo - Apanhado de artigos sobre Educação Superior Jurídica

Dicas de Livros

terça-feira, 31 de julho de 2012


O País dos Impostos – Dávio Antonio Prado Zarzana
Editora Saraiva, 2010.

IPTU, IPVA, Imposto de Renda, ISS, ICMS... você sabe para onde vão todos esses impostos? Por que o Brasil é um dos países onde mais se pagam tributos em todo o mundo (na conta do autor, mais de 80 tributos)? Dávio Antonio Prado Zarzana responde a essas e outras perguntas neste livro simples, descomplicado e, sobretudo, inconformado. Indicado tanto para estudantes como para advogados, juízes, promotores e, até mesmo, para os contribuintes não iniciados na Ciência do Direito.




Escrever Melhor: guia para passar os textos a limpo – Dad Squarisi e Arlete Salvador
Editora Contexto, 2011.

É possível transformar um texto comum numa escrita sedutora, gostosa de se ler? Em escrever melhor: guia para passar os textos a limpo, Dad Squarisi e Arlete Salvador mostram como estudantes, jornalistas, advogados executivos e outros profissionais que usam a escrita no dia a dia podem melhorar seu texto, tornando-o conciso, objetivo, claro e... sedutor. O livro aponta os defeitos mais comuns – em relatórios, documentos, reportagens, dissertações, teses e petições – e indica como escapar das ciladas da língua portuguesa. 


 
Educação Crítica: análise internacional – Michael W. Apple, Wayne Au e Luís Armando Gandin
Editora Artmed, 2011.

Educação Crítica é o primeiro trabalho de referência que apresenta as relações entre poder, conhecimento, educação e escolaridade. Em vez de se concentrar puramente em questões sobre como ensinar com eficiência e efetividade, os autores vão além, pensando criticamente acerca da relação da educação com os poderes econômico, político e cultural. As várias partes deste livro integram, em suas análises, as histórias práticas, pedagógicas, políticas e conceituais, as tensões e os recursos que estabeleceram a educação crítica como um dos movimentos crescentes mais importantes no campo da educação, incluindo tópicos como: movimento social e trabalho pedagógico, métodos de pesquisa crítica para educação crítica, o legado freireano, a pedagogia e a práxis da luta de classes, a teoria racial crítica na educação e a mídia-educação crítica e a democracia radical. Inclui contribuições de pesquisadores da grandeza de Douglas Kellner, Jurjo Torres-Santomé, Soochul Kim, Roger Dale, além de Michael W. Apple, Wayne Au e Luís Armando Gandin (professor de Sociologia da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

0 comentários:

Postar um comentário