Uma nova visão para a Educação Superior Jurídica

Artigo - Apanhado de artigos sobre Educação Superior Jurídica

Dicas de Livros II

domingo, 5 de agosto de 2012


Projeto de Pesquisa: entenda e faça – Marco Antonio F. Da Costa e Maria de Fátima Barrozo da Costa
Editora Vozes, 2012.

Este livro apresenta, de maneira didádita, os princípios básicos e os principais elementos metodológicos para a elaboração de projetos de pesquisa. Com uma linguagem direta, os autores procuram disponibilizar esses conteúdos de forma crítica e cientificamente adequada. O livro inclui um capítulo para alunos de mestrado profissional, haja vista a especificidade dos produtos finais desse nível de ensino. Obra indicada para alunos de cursos técnicos, graduação, especialização, mestrado profissional e acadêmico e doutorado, que cursam a disciplina Metodologia da pesquisa, além de professores, pesquisadores e todos àqueles, que de alguma forma, lidam com processos de pesquisa.

Fundamentos de Pesquisa em Educação: prolegômenos – Eduardo J. Z. Ayala
Edição do Autor, 2012.

A pretensão do autor é que o livro sirva como texto básico em sala de aula. Assim, a obra ensina o aluna a aprender a pesquisar e não apenas divagar ideologicamente sibre o significado, a natureza ou a validade do procedimento de investigação científica. Excelente leitura, mesmo para aqueles que não pesquisam sobre a educação.

Ensino Jurídico e Mudança Social – Antônio Alberto Machado
Editora Atlas, 2009.

O livro aborda o atual modelo de ensino jurídico praticado no País, enfrentando temas como a crescente mercantilização do ensino superior, a despolitização do ensino jurídico, o seu perfil quase que exclusivamente tecnicista, a cultura jurídica essencialmente formalista que as escolas de Direito reproduzem cada vez com mais intensidade e a atuação crescentemente burocrática dos profissionais do direito em geral.

0 comentários:

Postar um comentário