Uma nova visão para a Educação Superior Jurídica

Artigo - Apanhado de artigos sobre Educação Superior Jurídica

Prof. Lênio Streck e o ensino jurídico plastificado

quinta-feira, 6 de setembro de 2012


Trecho da Aula Magna de Lênio Streck na TV Justiça sobre o tema: "Hermenêutica e Decisão Jurídica". Lênio Luiz Streck é doutor em Direito, com pós-doutorado em Direito do Estado. Procurador da Justiça no Rio Grande do Sul e professor na Unisinos.


 TRECHO DE TRABALHO AINDA NÃO PUBLICADO: A concepção normativista-positivista se tornou o único paradigma científico do ensino do direito na atualidade. Está centrado, basicamente, em uma metodologia descritiva das normas positivadas. O renomado professor Lênio Luiz Streck é preciso em suas palavras ao dizer que “ainda não se construiu um modelo de ensino que 'supere' a leitura de leis e códigos comentados (na maioria das vezes, reproduzindo conceitos lexicográficos e sem nenhuma sofisticação teórica); são, por assim dizer, um repositório de 'conceitos sem coisas' (2012, p. 72)”. 
Não é diferente a posição de Morais (2012, p. 81), que considera sermos reféns de um ensino “prêt-à-porter”, sustentados em “resumos que não ultrapassam uma ou algumas páginas, plastificados, quem sabe para serem digeridos no banho ou... na piscina”.
Atualmente, se nos questionarmos qual a função esperada do trabalho dos professores de Direito, a resposta mais provável de ser encontrada, e aqui resumida por Rudnicki (2012, p. 124), será, também, a mais simples: “ensinar o Direito posto”.
Leandro Dani
            

0 comentários:

Postar um comentário