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Panorama histórico da Filosofia no brasil: ensino como princípio e humanismo como fundamento

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


Artigo apresentado no I Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação, de autoria do Prof. Dr. Daniel Pansarelli, professor da Universidade Federal do ABC.

Resumo: A partir da problematização dos conceitos de humanismo e renascimento, tomados primeiramente em sua expressão italiana, busca-se verificar a adequação ou não de se tratar sob o desígnio de humanismo ibérico o período em questão - a saber, final do século XIV ao início do XVI - em Portugal e na Espanha. Pretende-se por este caminho explicitar que nos países da Península Ibérica não se verificavam os elementos fundantes do humanismo propriamente dito, quais sejam, uma crise política e uma espécie de vácuo nas formas de legitimação do poder exercido. Por não passarem por este contexto no momento histórico em questão, tais países não teriam vivenciado este movimento intelectual durante o início da colonização latino-americana, apropriando-se, assim, de uma interpretação medievalista de Aristóteles para justificar as ações políticas praticadas internamente e contra os povos nativos das terras colonizadas. O mesmo aristotelismo medieval teria servido de base para o ensino praticado no Brasil durante os dois primeiros séculos da colonização, ocasião em que se introduziu em nosso país a prática filosófica. os elementos apresentados conduzirão o leitor, ao final, à compreensão da relação direta entre a acriticidade verificada por tantos autores como marca da Filosofia no Brasil e a origem aristotélica-tomista desta.
Palavras-chave: humanismo, filosofia, Brasil.

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