Uma nova visão para a Educação Superior Jurídica

Artigo - Apanhado de artigos sobre Educação Superior Jurídica

Justiça como metáfora do surgimento do universo

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

 
Justiça como metáfora do surgimento do universoRegina Rossetti, Doutora em Filosofia pela USP com pós-doutoramento. Docente do Programa de Mestrado em Comunicação da USCS.

Revista Páginas de Filosofia: clique aqui para entrar no site.



Resumo: Este artigo tem por objetivo apontar a palavra justiça, em seu aparecimento pela primeira vez na história da filosofia ocidental, como uma metáfora jurídica para a explicação do surgimento do universo. Trata-se de pesquisa bibliográfica e da análise da mais antiga frase escrita do pensamento filosófico em que se encontra a palavra justiça, a chamada sentença de Anaximandro.
Palavras-chave: Justiça; origem; metáfora.

Excerto:

INTRODUÇÃO

Anaximandro é considerado, pela tradição, um filósofo pré-socrático que viveu no século VI antes de Cristo e foi discípulo do primeiro filósofo, Tales de Mileto. De Tales não restou nenhum fragmento escrito, mas o mesmo não ocorreu com seu sucessor, de cujo pensamento restou um único fragmento de texto. Assim, esse fragmento de Anaximandro é o primeiro texto escrito conhecido na história da filosofia, o que faz que a chamada sentença de Anaximandro seja reconhecida como a mais antiga sentença do pensamento ocidental. Nessa primeira frase escrita que foi transmitida pela filosofia ocidental, encontra-se a palavra justiça (díke).1 Segundo Peters “o primeiro uso da dike num contexto filosófico ocorre no único fragmento de Anaximandro” (PETERS, 1974, p. 54).
O objetivo deste artigo é tratar o termo justiça, como aparece pela primeira vez em um contexto filosófico, como uma metáfora da origem do universo. Em que sentido e por que Anaximandro usou a palavra justiça quando tratava de explicar o surgimento de todas as coisas e a origem do universo é o problema tratado nesta reflexão sobre a busca da origem histórico-filosófica da palavra justiça. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. 



Veja também:

0 comentários:

Postar um comentário